Video mapping cria projeções em prédios

No início do ano, o prédio da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, veio abaixo depois de ser atingido por uma forte inundação e uma tempestade de raios. O acidente só não foi parar nos jornais porque tudo não passava de uma ilusão de ótica da United VJs. O grupo, liderado pelo brasileiro Ricardo Lara, o VJ Spetto, derrubou de mentirinha a universidade com a ajuda do video mapping, técnica que usa filmes, software de edição, supercomputadores e muita luz para fazer projeções em fachadas.

Produzir um espetáculo de video mapping não é uma tarefa simples. Pronto o projeto, entram em cena máquinas poderosas Os computadores que rodam o show são equipados com processadores de última geração e dezenas de saídas de vídeo para reproduzir imagens com resolução quatro vezes maior que as de um disco Blu-ray. "Damos play em vários filmes ao mesmo tempo", diz Spetto. Cada projetor usado numa apresentação tem 30 mil ANSI lumens, unidade que mede fluxos luminosos. Esse número é 15 vezes maior do que a capacidade de um projetor comum. Alguns shows exigem até oito projetores.

O United VJs já fez apresentações de vídeo mapping em Budapeste, Londres, La Paz e até na Transilvânia. Uma sessão de poucos minutos chega a custar até 600 mil reais. O tema varia de acordo com o contratante: pode ser desde uma projeção por causa da Hora do Planeta, ato ecológico que apaga as luzes dos principais cartões-postais das cidades, até uma propaganda de carrinhos Hot Wheels. A ideia de projetar imagens sobre uma superfície surgiu na Idade Média, com a criação das lanternas mágicas, que usavam a luz do fogo para projetar pinturas feitas em lâminas de vidro. Spetto começou a fazer apresentações de video mapping em 2007.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ti/video-mapping-cria-projecoes-em-predios-14072011-38.shl
SHARE

João Sérgio

Consultoria e Gestão Estratégica de TI. Nossa Missão é ajudar os Gestores das empresas a obter alta produtividade e eficiencia através de Prevenção e Gerenciamento. E-mail:|Skype: joao@tisv.com.br | Site: www.tisv.com.br
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário